O curso "Fortalecimento da Cidadania de Mulheres Refugiadas e Migrantes" proporciona uma oportunidade valiosa de reflexão sobre a significativa contribuição das mulheres na construção de políticas públicas, promovendo laços sólidos de solidariedade e sororidade. Focando na autonomia econômica, política e física das participantes, visa capacitá-las para uma presença mais significativa nos espaços de democracia participativa e no processo decisório.

Composto por quatro módulos, o curso incentiva a autoformação por meio de metodologias participativas, estimulando a multiplicação do conhecimento e fortalecendo a capacidade de influência política tanto a nível coletivo quanto individual. O programa busca fortalecer a capacidade de multiplicação de informações para comunidades com grupos de mulheres e meninas migrantes e refugiadas, abordando temas como empoderamento feminino, violência de gênero, acesso a direitos, e o fluxo de atendimento a casos de violência de gênero. 

Cada módulo aborda temáticas específicas, como empoderamento econômico, conceitos sobre gênero e violência, além de explorar mecanismos legais e jurídicos para acesso aos direitos. O curso também proporciona um espaço para discussão sobre assuntos relevantes, como assédio sexual no mercado de trabalho. O cronograma é estruturado de forma a abordar cada tema de maneira detalhada, promovendo a compreensão e a aplicação prática do conhecimento adquirido.


SUMÁRIO: 

MÓDULO 01 - EMPODERAMENTO FEMININO

MÓDULO 02 - EMPODERAMENTO ECONÔMICO

MÓDULO 03 - VIOLÊNCIA DE GÊNERO E ACESSO À DIREITOS

MÓDULO 04 - CONHECENDO O FLUXO DE ATENDIMENTO A CASOS DE VIOLÊNCIA DE GÊNERO: MECANISMOS LEGAIS E JURÍDICOS DE ACESSO AOS DIREITOS